![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4jj-VGCbfv3b3LSfKMJKSFGKcMvOyE1smsOCOn5CUtGFXzt4xSe52tCMxR8KPJzVy5ebhSnbLphMgjt1ST25WxiPAkcDGNtAFkj4lymgJhH6jEzpzPQzijXYF-3oXK0MDX0DR-RfGHdCU/s1600/eae.jpg)
Bem, hoje estamos começando uma nova área aqui no Blog, na qual estaremos postando curiosidades de várias e bandas e tal pra vocês ! \o/
Para estreiar começo com uma banda que sou um baita fã...o polêmico
SEX PISTOLS ! Então vamos lá !
__________________________________
- Johnny Rotten foi a primeira pessoa a falar "fuck off"(foda-se) em frente as câmeras na história da televisão (Numa entrevista para Bill Grundy, uma espécie de Silvio Santos da época). O fato fez com que o punk começasse a ficar mundialmente famoso, graças a repercussão negativa que os Pistols tiveram.
- Johnny Rotten, o "anticristo", estudou numa escola católica.
- Algumas das várias versões sobre o surgimento do punk:
A palavra "punk" não foi inventada por Malcom McLaren (empresário dos Sex Pistols e que batizou o movimento). Na verdade ela era usada por Shakespeare para qualificar prostitutas. Séculos depois a palavra transformou-se no adjetivo para designar sadomasoquistas.
Segundo o livro "Rotten - No Irish, No Black, No Dogs" quem inventou a palavra punk foi Caroline Coon, repórter da Revista Sounds.
Legs Mcneil (autor do livro "Please, Kill Me") diz que editava uma revista chamada "Punk", muito antes dos Sex Pistols existirem.
O punk teria surgido em Nova York no clube noturno CBGB's com as bandas americanas Ramones e Television.
A música "Judy Is A Punk" de 75 dos Ramones seria um prova.
A primeira banda punk teriam sido os Stooges, que em 71 já faziam músicas de três acordes como "No Fun" (que foi regravada depois pelos Sex Pistols" e "I Wanna Be Your Dog".
O visual punk teve influência direta da banda "New York Dolls".
Mas a grande verdade é que não existe um inventor exclusivo do punk
- Os Sex Pistols foram expulsos de duas gravadoras, a EMI e a A & M, por eles serem "polêmicos" demais.
- Todos os integrantes da banda nasceram em Londres.
- Sid Vicious, antes de entrar para a banda, era baterista do Siouxsie and The Banshees. Também foi vocalista da banda Flowers Of Romance.
- Para "comemorar" o jubileu da Rainha Elisabeth II, que completava 25 anos de poder, os Pistols lançam o compacto "God Save The Queen", e para promovê-lo fazem um show num barco no Rio Tâmisa (leia mais sobre o episódio em The Sex Pistols Boat Party ). Depois de muita confusão, eles foram parar na delegacia e o episódio rendeu páginas e mais páginas de jornais.
- 10 passos para se montar uma fraude e ganhar muito dinheiro, segundo Malcom Mclaren (qualquer semelhança com os Sex Pistols não é pura coincidência):
1 - Fabrique seu grupo
2 - Estabeleça o nome
3 - Venda a farsa
4 - Não toque nada, para não ser desmascarado
5 - Roube o máximo de dinheiro possível da gravadora de sua escolha
6 - Torne-se a maior atração turística do mundo
7 - Cultive o ódio. Essa é sua maior vantagem
8 - Diversifique os negócios
9 - Leve civilização aos bárbaros
10 - Quem matou Bambi?
- Glen Matlock e Sid Vicious, para desespero de Johnny Rotten, eram fãs da banda ABBA
- "Bodies" foi feita em homenagem a uma fã louca chamada Pauline que enviava cartas de um hospício para o Johnny Rotten.
- "Holidays In The Sun" surgiu quando os Pistols foram obrigados a ficar um tempo na Alemanha, para abafar um pouco os problemas que a banda estava tendo na Inglaterra. A música fala sobre o comunismo e o muro dem Berlim.
- "A hoje consagrada estilista Vivienne Westwood foi a primeira a transformar o estilo punk em moda. Com sua loja Sex (em parceria com seu namorado Malcom McLaren), que antes se chamava Let It Rock e Too Fast To Live, Too Young To Die (algo com muito rápido para viver, muito jovem para morrer), expunha a sua visão do movimento e vestia a banda Sex Pistols.
A loja vendia peças com inspiração fetichista de sex shop, camisetas com slogans anticonformistas e roupas de feiras e de segunsa mão transformadas. Em 82, Vivienne montou a marca com seu nome e entrou definitivamente para o circuito fashion." (Katia del Bianco)
- Marky Ramone (baterista dos Ramones) comenta algumas músicas dos Pistols:
God Save the Queen - ''Gosto muito de God Save the Queen, porque ataca o ''stablishment'' inglês. A rainha não tem nenhuma influência nas decisões governamentais e muita gente paga impostos para ela viver. Esse dinheiro deveria ser dado às pessoas que realmente precisam dele. A música reflete o espírito dos Pistols, é a mais sarcástica da banda.''
Liar - é realmente muito boa, tanto os vocais quanto as músicas
EMI - ''Algumas gravadoras tiram vantagens dos músicos e prometem um monte de coisas sem fazer. Acho que é preciso de coragem para escrever uma música como essa e ela vem das experiência com gravadoras que não querem saber do artista.''
Pretty Vacant - ''Acho os vocais sensacionais. Era algo novo, realmente uma atitude punk.''
Anarchy in the UK - ''Essa é a primeira música deles. Quando eu ouvi pela primeira vez, sabia que o punk inglês estava definitivamente no mapa.''
My Way - ''Apesar de eles não tocarem, "My Way", com os vocais de Sid Vicious, também é uma das minhas favoritas. Glen Matlock é realmente um baixista melhor, mas Sid era a imagem da banda.''
- Paul Cook e Steve Jones estiveram no Brasil em 78. Eles vieram conhecer Ronald Biggs (o famoso ladrão do trem pagador que veio se refugiar no Brasil). De quebra, fizeram filmagens para o filme "The Great Rock n' Roll Swindle". Acabaram gravando duas músicas com Biggs: "No One Is Innocent" e "The Biggest Blow" (as duas cantadas por Biggs, no baixo estava um sargento nazista também refugo no Brasil, Bormam). Ronnie diz que foi ele quem compôs as letras e até hoje não recebeu nenhum centavo, mas como ladrão que rouba ladrão...
- O cachê cobrado pelos Pistols nos shows do retorno tem sido geralmente de 400 mil dólares por apresentação.
- Os Sex Pistols foram a única banda que fizeram os trabalhadores da indústria fonográfica a entrarem em greve porque estes se recusavam a fábricar o disco "Nevermind The Bullocks".
- Quando "God Save The Queen", ultrapassou Rod Stewart e ficou em primeiro lugar, a parada de sucessos inglesa não deu nome da música e deixou a primeira colocação em branco. Nunca mais o fato se repetiu com qualquer outra banda. A música também foi proibida de tocar na rádio BBC.
- "Filthy Lucre Live" foi gravado durante o terceiro show da volta dos Pistols, 23 de junho, em Londres, mais precisamente no Finsbury Park.
- Steve Jones e Paul Cook fizeram um disco paralelo a carreira dos Pistols, chamado "Shams Last Stand". Com o nome de Sham Pistols, eles tocam "Pretty Vacant", duas músicas do Sham 69, e "White Riot", do Clash. A raridade do registro é proporcional ao ódio que existia entre Pistols e The Clash. Um integrante da banda tocando The Clash é quase uma blasfêmia. Recentemente o disco foi relançado pela Castle.
- Devido ao boicote promovido aos shows dos Pistols, o grupo começou a tocar sob pseudônimos como SPOTS (Sex Pistols On Tour Secretaly), The Tax Exiles, Special Guest e Acne Rabble.
- O teste para Johnny Lydon virar Johnny Rotten, foi feito com ele cantando "School's Out", junto com a gravação original de Alice Cooper, tocada na jukebox da loja de McLaren.
- O baixista Glen Matlock (o único com formação musical), foi convidado a se retirar da banda por "gostar demais dos Beatles". Sid Vicious (que mal sabia empunhar o baixo) o substituiu.
- Durante o mês de Setembro de 77, em questão de dois dias, Steve Jones (junto com o produtor Chris Thomas e o engenheiro de som Bill Price) e Paul Cook foram atacados com navalhas e facas por gangues nas ruas de Londres.
E de Bônus vai algumas frases famosas da banda !
"Eu não preciso de um Rolls Royce, eu não preciso de uma casa no campo, eu não tenho que morar na França. Eu não tenho heróis do rock. Eles são desnecessários. Os Stones e o The Who não significam nada para mim; eles estão estabilizados. Os Stones são mais um negócio do que uma banda." Johnny Rotten (Dezembro de 1976)
"A música precisa dar assistência a todo esse lixo (a sociedade britânica). A música tem que mostrar saídas para se vencer a estagnação. Ela tem que ser verdadeira mas também bem-humorada. E isso não é política." Johhny Rotten (explicando a revolta da sua banda)
"...Never Mind The Bullocks, todos concordam, é um dos melhores discos do século XX." Pete Townshend (Guitarista do The Who /Q Magazine - junho/96)
"Os Sex Pistols pertencem a um grupo muito seleto de artistas, que podem afirmar com convicção haverem mudado o mundo." The Independent (24/06/96)
"Não creio que Sid morreu por causa dos problemas com os Pistols. O que eu não entendo é como as pessoas que estava com ele na festa o deixaram consumir heroína." Malcom Mclaren (Melody Maker / dias depois da morte do baixista)
"Eu acho que o Clash vende tantos discos por que estão sempre na TV e nos jornais falando sobre o movimento punk... Então os jornais falam bastante de seus discos, e estes vendem." Malcom McLaren (Sounds/junho/76)
"Eu ouvi o quanto vocês gostam de Dolly Parton aqui...Vocês ainda comemoram o aniversário do Elvis Presley?" Johnny Rotten (na turnê americana de 78)
"O rock n' roll está acabado, você não entende? Os Sex Pistols acabou com o rock, eles são a última banda de rock n' roll" Johnny Rotten
"Não há futuro para o sonho brasileiro" Johnny Rotten (1996 - mudando a letra de "God Save The Queen", no show em São Paulo)
"Eu quero ser um anarquista em São Paulo" Johnny Rotten (1996 - mudando a letra de "Anarchy In The UK", no show em São Paulo)
"O punk sempre foi decepcionante! E sempre será. Sempre" Johnny Rotten (1996)
"A única mensagem que temos para passar é a de que os Sex Pistols são a coisa "real". Somos a melhor banda punk... Esqueça o punk, isso não existe mais. Somos a melhor banda de rock de todos os tempos." Steve Jones (1996)
"Punks eram as aparelhagens de som que nos davam para tocar e o público bêbado e idiota." Glen Matlock (1996)
"O punk nasceu de uma maneira bem pouco musical. Eu estava andando com minha camiseta 'Eu odeio Pink Floyd' e fui convidado para ir à loja Sex de Malcom e Vivienne. Como não sabia cantar, fiz mimícas de uma música do Alice Cooper." Johnny Rotten (no livro "Rotten - No Irish, No Black, No Dogs")
"Nós inventamos o punk. Nós dizemos como as coisas são." Johnny Rotten (1996)
"Nossa atitude de quebrar tudo só vai durar até quando estivermos tão velhos quanto o Peter Townshend, fazendo rock só pelo dinheiro." Paul Cook (1976)
"Nós encontramos uma causa comum(para voltar), o dinheiro. Não preciso realmente disso, mas um pouco mais, por que não? É um assalto a luz do dia." Johnny Rotten (1996)
Toda vez que alguém diz que alguma coisa é sagrada e não deve ser tocada, eu quero tocá-la." Johnny Rotten (1996)
"O Sex Pistols nunca terminou própriamente, simplesmente fracassou." Johnny Rotten (1996)
Para estreiar começo com uma banda que sou um baita fã...o polêmico
SEX PISTOLS ! Então vamos lá !
__________________________________
- Johnny Rotten foi a primeira pessoa a falar "fuck off"(foda-se) em frente as câmeras na história da televisão (Numa entrevista para Bill Grundy, uma espécie de Silvio Santos da época). O fato fez com que o punk começasse a ficar mundialmente famoso, graças a repercussão negativa que os Pistols tiveram.
- Johnny Rotten, o "anticristo", estudou numa escola católica.
- Algumas das várias versões sobre o surgimento do punk:
A palavra "punk" não foi inventada por Malcom McLaren (empresário dos Sex Pistols e que batizou o movimento). Na verdade ela era usada por Shakespeare para qualificar prostitutas. Séculos depois a palavra transformou-se no adjetivo para designar sadomasoquistas.
Segundo o livro "Rotten - No Irish, No Black, No Dogs" quem inventou a palavra punk foi Caroline Coon, repórter da Revista Sounds.
Legs Mcneil (autor do livro "Please, Kill Me") diz que editava uma revista chamada "Punk", muito antes dos Sex Pistols existirem.
O punk teria surgido em Nova York no clube noturno CBGB's com as bandas americanas Ramones e Television.
A música "Judy Is A Punk" de 75 dos Ramones seria um prova.
A primeira banda punk teriam sido os Stooges, que em 71 já faziam músicas de três acordes como "No Fun" (que foi regravada depois pelos Sex Pistols" e "I Wanna Be Your Dog".
O visual punk teve influência direta da banda "New York Dolls".
Mas a grande verdade é que não existe um inventor exclusivo do punk
- Os Sex Pistols foram expulsos de duas gravadoras, a EMI e a A & M, por eles serem "polêmicos" demais.
- Todos os integrantes da banda nasceram em Londres.
- Sid Vicious, antes de entrar para a banda, era baterista do Siouxsie and The Banshees. Também foi vocalista da banda Flowers Of Romance.
- Para "comemorar" o jubileu da Rainha Elisabeth II, que completava 25 anos de poder, os Pistols lançam o compacto "God Save The Queen", e para promovê-lo fazem um show num barco no Rio Tâmisa (leia mais sobre o episódio em The Sex Pistols Boat Party ). Depois de muita confusão, eles foram parar na delegacia e o episódio rendeu páginas e mais páginas de jornais.
- 10 passos para se montar uma fraude e ganhar muito dinheiro, segundo Malcom Mclaren (qualquer semelhança com os Sex Pistols não é pura coincidência):
1 - Fabrique seu grupo
2 - Estabeleça o nome
3 - Venda a farsa
4 - Não toque nada, para não ser desmascarado
5 - Roube o máximo de dinheiro possível da gravadora de sua escolha
6 - Torne-se a maior atração turística do mundo
7 - Cultive o ódio. Essa é sua maior vantagem
8 - Diversifique os negócios
9 - Leve civilização aos bárbaros
10 - Quem matou Bambi?
- Glen Matlock e Sid Vicious, para desespero de Johnny Rotten, eram fãs da banda ABBA
- "Bodies" foi feita em homenagem a uma fã louca chamada Pauline que enviava cartas de um hospício para o Johnny Rotten.
- "Holidays In The Sun" surgiu quando os Pistols foram obrigados a ficar um tempo na Alemanha, para abafar um pouco os problemas que a banda estava tendo na Inglaterra. A música fala sobre o comunismo e o muro dem Berlim.
- "A hoje consagrada estilista Vivienne Westwood foi a primeira a transformar o estilo punk em moda. Com sua loja Sex (em parceria com seu namorado Malcom McLaren), que antes se chamava Let It Rock e Too Fast To Live, Too Young To Die (algo com muito rápido para viver, muito jovem para morrer), expunha a sua visão do movimento e vestia a banda Sex Pistols.
A loja vendia peças com inspiração fetichista de sex shop, camisetas com slogans anticonformistas e roupas de feiras e de segunsa mão transformadas. Em 82, Vivienne montou a marca com seu nome e entrou definitivamente para o circuito fashion." (Katia del Bianco)
- Marky Ramone (baterista dos Ramones) comenta algumas músicas dos Pistols:
God Save the Queen - ''Gosto muito de God Save the Queen, porque ataca o ''stablishment'' inglês. A rainha não tem nenhuma influência nas decisões governamentais e muita gente paga impostos para ela viver. Esse dinheiro deveria ser dado às pessoas que realmente precisam dele. A música reflete o espírito dos Pistols, é a mais sarcástica da banda.''
Liar - é realmente muito boa, tanto os vocais quanto as músicas
EMI - ''Algumas gravadoras tiram vantagens dos músicos e prometem um monte de coisas sem fazer. Acho que é preciso de coragem para escrever uma música como essa e ela vem das experiência com gravadoras que não querem saber do artista.''
Pretty Vacant - ''Acho os vocais sensacionais. Era algo novo, realmente uma atitude punk.''
Anarchy in the UK - ''Essa é a primeira música deles. Quando eu ouvi pela primeira vez, sabia que o punk inglês estava definitivamente no mapa.''
My Way - ''Apesar de eles não tocarem, "My Way", com os vocais de Sid Vicious, também é uma das minhas favoritas. Glen Matlock é realmente um baixista melhor, mas Sid era a imagem da banda.''
- Paul Cook e Steve Jones estiveram no Brasil em 78. Eles vieram conhecer Ronald Biggs (o famoso ladrão do trem pagador que veio se refugiar no Brasil). De quebra, fizeram filmagens para o filme "The Great Rock n' Roll Swindle". Acabaram gravando duas músicas com Biggs: "No One Is Innocent" e "The Biggest Blow" (as duas cantadas por Biggs, no baixo estava um sargento nazista também refugo no Brasil, Bormam). Ronnie diz que foi ele quem compôs as letras e até hoje não recebeu nenhum centavo, mas como ladrão que rouba ladrão...
- O cachê cobrado pelos Pistols nos shows do retorno tem sido geralmente de 400 mil dólares por apresentação.
- Os Sex Pistols foram a única banda que fizeram os trabalhadores da indústria fonográfica a entrarem em greve porque estes se recusavam a fábricar o disco "Nevermind The Bullocks".
- Quando "God Save The Queen", ultrapassou Rod Stewart e ficou em primeiro lugar, a parada de sucessos inglesa não deu nome da música e deixou a primeira colocação em branco. Nunca mais o fato se repetiu com qualquer outra banda. A música também foi proibida de tocar na rádio BBC.
- "Filthy Lucre Live" foi gravado durante o terceiro show da volta dos Pistols, 23 de junho, em Londres, mais precisamente no Finsbury Park.
- Steve Jones e Paul Cook fizeram um disco paralelo a carreira dos Pistols, chamado "Shams Last Stand". Com o nome de Sham Pistols, eles tocam "Pretty Vacant", duas músicas do Sham 69, e "White Riot", do Clash. A raridade do registro é proporcional ao ódio que existia entre Pistols e The Clash. Um integrante da banda tocando The Clash é quase uma blasfêmia. Recentemente o disco foi relançado pela Castle.
- Devido ao boicote promovido aos shows dos Pistols, o grupo começou a tocar sob pseudônimos como SPOTS (Sex Pistols On Tour Secretaly), The Tax Exiles, Special Guest e Acne Rabble.
- O teste para Johnny Lydon virar Johnny Rotten, foi feito com ele cantando "School's Out", junto com a gravação original de Alice Cooper, tocada na jukebox da loja de McLaren.
- O baixista Glen Matlock (o único com formação musical), foi convidado a se retirar da banda por "gostar demais dos Beatles". Sid Vicious (que mal sabia empunhar o baixo) o substituiu.
- Durante o mês de Setembro de 77, em questão de dois dias, Steve Jones (junto com o produtor Chris Thomas e o engenheiro de som Bill Price) e Paul Cook foram atacados com navalhas e facas por gangues nas ruas de Londres.
E de Bônus vai algumas frases famosas da banda !
"Eu não preciso de um Rolls Royce, eu não preciso de uma casa no campo, eu não tenho que morar na França. Eu não tenho heróis do rock. Eles são desnecessários. Os Stones e o The Who não significam nada para mim; eles estão estabilizados. Os Stones são mais um negócio do que uma banda." Johnny Rotten (Dezembro de 1976)
"A música precisa dar assistência a todo esse lixo (a sociedade britânica). A música tem que mostrar saídas para se vencer a estagnação. Ela tem que ser verdadeira mas também bem-humorada. E isso não é política." Johhny Rotten (explicando a revolta da sua banda)
"...Never Mind The Bullocks, todos concordam, é um dos melhores discos do século XX." Pete Townshend (Guitarista do The Who /Q Magazine - junho/96)
"Os Sex Pistols pertencem a um grupo muito seleto de artistas, que podem afirmar com convicção haverem mudado o mundo." The Independent (24/06/96)
"Não creio que Sid morreu por causa dos problemas com os Pistols. O que eu não entendo é como as pessoas que estava com ele na festa o deixaram consumir heroína." Malcom Mclaren (Melody Maker / dias depois da morte do baixista)
"Eu acho que o Clash vende tantos discos por que estão sempre na TV e nos jornais falando sobre o movimento punk... Então os jornais falam bastante de seus discos, e estes vendem." Malcom McLaren (Sounds/junho/76)
"Eu ouvi o quanto vocês gostam de Dolly Parton aqui...Vocês ainda comemoram o aniversário do Elvis Presley?" Johnny Rotten (na turnê americana de 78)
"O rock n' roll está acabado, você não entende? Os Sex Pistols acabou com o rock, eles são a última banda de rock n' roll" Johnny Rotten
"Não há futuro para o sonho brasileiro" Johnny Rotten (1996 - mudando a letra de "God Save The Queen", no show em São Paulo)
"Eu quero ser um anarquista em São Paulo" Johnny Rotten (1996 - mudando a letra de "Anarchy In The UK", no show em São Paulo)
"O punk sempre foi decepcionante! E sempre será. Sempre" Johnny Rotten (1996)
"A única mensagem que temos para passar é a de que os Sex Pistols são a coisa "real". Somos a melhor banda punk... Esqueça o punk, isso não existe mais. Somos a melhor banda de rock de todos os tempos." Steve Jones (1996)
"Punks eram as aparelhagens de som que nos davam para tocar e o público bêbado e idiota." Glen Matlock (1996)
"O punk nasceu de uma maneira bem pouco musical. Eu estava andando com minha camiseta 'Eu odeio Pink Floyd' e fui convidado para ir à loja Sex de Malcom e Vivienne. Como não sabia cantar, fiz mimícas de uma música do Alice Cooper." Johnny Rotten (no livro "Rotten - No Irish, No Black, No Dogs")
"Nós inventamos o punk. Nós dizemos como as coisas são." Johnny Rotten (1996)
"Nossa atitude de quebrar tudo só vai durar até quando estivermos tão velhos quanto o Peter Townshend, fazendo rock só pelo dinheiro." Paul Cook (1976)
"Nós encontramos uma causa comum(para voltar), o dinheiro. Não preciso realmente disso, mas um pouco mais, por que não? É um assalto a luz do dia." Johnny Rotten (1996)
Toda vez que alguém diz que alguma coisa é sagrada e não deve ser tocada, eu quero tocá-la." Johnny Rotten (1996)
"O Sex Pistols nunca terminou própriamente, simplesmente fracassou." Johnny Rotten (1996)
Taí, em breve estaremos postando mais !
Nenhum comentário:
Postar um comentário