domingo, 21 de agosto de 2011
Artísta do mês: Red Hot Chili Peppers; Parte 2
As músicas
Através dos anos, as letras Kiedis cobriram uma variedade de temas, o que mudou com o tempo. No início da carreira do grupo, Kiedis escreveu em sua maioria canções cômicas cheias de insinuações sexuais, como canções inspiradas pela amizade e experiências pessoais dos membros da banda. No entanto, após a morte de seu amigo e companheiro de banda, Hillel Slovak, As letras de Kiedis tornaram-se muito mais introspectivas e pessoais, como exemplificado na canção "Knock Me Down", dedicada a Slovak. Ele começou a escrever sobre a angústia, e os pensamentos de auto mutilação que ele experimentaria como resultado de uso da heroína e cocaína. Durante a gravação do álbum One Hot Minute, Kiedis mais uma vez, lutou com seus vícios, o que contribuiu para a melancolia das letras. Depois de testemunhar a recuperação de Frusciante de seu vício em heroína, Kiedis escreveu muitas canções inspiradas pelo renascimento e o significado da vida no álbum Californication. Ele também estava intrigado com as lições de vida que a banda tinha aprendido, incluindo a experiência Kiedis em um encontro com uma jovem mãe no YMCA que estava tentando sair de sua dependência do álcool enquanto vivia com sua filha bebê. Em By the Way Kiedis foi influenciado musicalmente pelo amor, sua namorada, e as emoções de quando se apaixonou. Drogas também desempenhou um papel integral nas músicas. Faixas como "This Is the Place"e "Don't Forget Me", expressou o seu desagrado intenso de entorpecentes e os efeitos nocivos físicos e emocionais que lhe causou. Stadium Arcadium continuou os temas do amor e romance; Kiedis declarou que "o amor e as mulheres, a gravidez e casamentos, lutas relacionamento - essas são influências reais e profundas neste disco. E é ótimo, porque não era só eu que escrevia sobre o fato de que estar apaixonado. Era todo mundo na banda. Estávamos cheios de energia com base em se apaixonar. "
Temas dentro de seu repertório incluem amor e amizade, angústia adolescente, sexo e a relação entre sexo e música, comentário político e social, romances, solidão, globalização e os pontos ruins da fama e Hollywood, pobreza, drogas, álcool, lidando com a morte, e a Califórnia.
5 Curiosidades..
1 - A primeira visita da banda ao Brasil foi em 1993. Era a época de "BloodSugarSexmagic" e o guitarrista John Frusciante tinha saído há pouco tempo.
Quem o substituiu foi Arik Marshall que não se firmou e de quem nunca mais se ouviu falar. Nesse show Flea tocou sozinho uma cover de The Needle and the Damage Done de Neil Young e no dia seguinte fez uma participação especial no show do Nirvana tocando um solo de trompete em Smells Like Teen Spirit.
2 - Quem acabou assumindo de vez as guitarras do Red Hot foi Dave Navarro que tocou no Jane's Addiction. Em 1998 o Jane's voltou e aí foi a vez de Flea assumir o baixo na banda para a turnê e também nas faixas inéditas do álbum "Kettle Whistle".
3 - Os dois primeiros discos do grupo foram produzidos por músicos que influenciaram diretamente a banda. O disco homônimo de estreia por Andy Gill do Gang of Four (grupo inglês que misturava punk com funk) e Freaky Styley por George Clinton, o criador do P-Funk (um tipo de funk psicodélico) com as bandas Parliament e Funkadelic nos anos 70.
4 - A banda faz uma ponta em uma cena de show no filme "Os Últimos Durões", uma comédia de 1986 estrelada por Burt Lancaster. Flea também aparece nas partes 2 e 3 de "De Volta Para o Futuro" e no cult "Garotos de Programa" de Gus Van Sant com River Phoenix e Keanu Reaves.
5 - Após mandarem uma carta para a Mojo Magazine (famosa pelas grandes matérias sobre nomes clássicos do rock) pedindo uma reportagem sobre a banda, os Peppers foram convidados para ajudar na edição e, claro, sairem na capa. O grupo também compilou o cd que todo mês acompanha a revista. No disco entrou o funk de Ohio Players (que gravaram o original de Love Hollercoaster) e Sly and the Family Stone, o punk de Los Angeles dos Circle Jerks e Adolescents, além dos sons experimentais de Frank Zappa e dos alemães do Harmonia.
Continua...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário