quinta-feira, 16 de junho de 2011
Curiosidades: Nirvana - Parte 1
Bem vamos lá, dessa vez será a vez da maior banda Grunge do mundo...NIRVANA !
Vou dividir o post em partes para não ficar muito grande !
_____________________________________________________
Na mesma semana do suicídio de Kurt Cobain, 68 jovens se mataram imitando o ídolo.
Os jornais afirmam que Kurt morreu no dia 5 de abril de 1994, mas sua mãe diz Ter recebido um telefonema do filho na noite do dia 6 de abril.O corpo só foi encontrado dia 8 na sua própria casa.
Quando o Nirvana foi gravar o acústico para a MTV, Kurt pediu ao diretor do programa para que enchesse o palco de velas e flores. O diretor disse então para Kurt que iria ficar parecendo o funeral, Kurt responde que era mesmo esta a idéia.
Como muitos pensam, Kurt não sabia da existência do desodorante Teen Spirit quando escreveu seu maior hit "Smell like a Teen Spirit". Uma amiga certa vez disse que ele fedia como o tal desodorante, e Kurt achou legal a frase e escreveu o seu maior sucesso, hino do Nirvana.
O Nirvana teve vários problemas para encontrar um baterista. Muitos passaram pela banda, sendo que um deles perdeu o dedo cortando árvores com uma serra elétrica.
Em seu último CD de estúdio(In Utero), Kurt queria simplesmente nomear o CD de "I hate myself and I wanna die"(Eu me odeio e quero morrer).
Agora, na casa onde Kurt morreu, sua mulher(Courtney Love) faz festinhas e mandou demolir a garagem onde Kurt morreu.
Houve mais duas bandas chamadas Nirvana. Uma foi no início dos anos 60 e teve um único desapercebido hit. A outra era um grupo cristão de começo dos anos 80, que por acaso tentou processar o Nirvana.
Courtney Love se casou com o vestido de Frances Farmer - que Kurt comprou o vestido por 100 mil dólares! A filha de Kurt, porém, não foi batizada em homenagem a Frances Farmer como muitos pensam, mas sim de uma integrante dos Vaselines.
A canção Stay Away foi mudada de última hora e se chamava Pay to Play. Para tocar no Seminário da Nova Música, em 23 de julho de 1993, Kurt teve que tomar uma droga ilegal(injetada por Courtney) para anular os efeitos da heroína. Ninguém notou a diferença.
Kurt destina sua carta de suicídio a Boddah, um amigo imaginário que tinha quando era jovem, característica de algumas crianças que não tem muitas amizades.
Por uma mera coicidência, dois integrantes do Meat Puppets também se chamam Cris e Curt Kirkwood Ao contrário do que muitos pensam, Frances Bean não nenhuma homenagem a Frances Farmer, Kurt inspirou este nome em um dos membros dos Vaselines, que ele é fã de carteirinha Polly é um apelido para papagaio, equivalente ao que chamamos de "lôro" aqui no Brasil.
No clipe de "Smells Like Teen Spirit" o Nirvana não tinha dinheiro suficiente para pagar figurantes, então o diretor foi a um show da banda para recrutar fãs. 300 pessoas concordaram em participar do clipe sem ganhar nada.
- Os 300 fãs ouviram "gravando" e daí pra frente não pararam de pular e gritar, não obedeciam a mais ninguém.
- O Nirvana não parava de perguntar ao diretor: "Que horas a gente quebra tudo?"
- O quebra-quebra rolou às 11 horas da noite, a ordem do diretor foi: "Façam o que vocês quiserem."
Não se sabe até hoje se o tiro que matou Kurt Cobain foi no queixo ou na boca: "O corpo foi encontrado às 8h30 da manhã de sexta feira, 8 de abril, por um eletricista chamado Gary Smith que foi consertar o sistema de alarme na casa do músico, em Seattle. Inicialmente, ele pensou tratar-se de um 'manequim jogado no chão'. Kurt estava com o revólver calibre 38 ainda sobre o peito, apontando para o queixo e um bilhete 'suicida?' sob um vaso derrubado. Conforme os médicos legistas, a morte de Kurt, com um tiro na cabeça, teria ocorrido de 24 a 48 horas antes da descoberta." Esse artigo é totalmente contraditório, não deixando claro se Kurt atirou na boca ou na cabeça. Mas em outros artigos, dá para se concluir que Kurt Cobain atirou com uma espingarda em sua boca. O corpo de Kurt Cobain foi cremado, as cinzas não foram enterradas em lugar público, como pedido. Courtney espalhou pequenas partes em diferentes lugares como no mosteiro de Buddhist, que foi depois retirado, e debaixo de uma árvore na frente de seu quintal de casa em Lake Washingnton em Seattle, WA, que foi também retirado quando Courtney mudou-se de casa.
* Comentários por Jeff, um americano fã de Nirvana que já leu vários livros sobre a banda !
A primeira gravação de Kurt foi "Theme from the Monkees" - tema da série de TV - feita de forma caseira em 1969
Quando criança Kurt foi tratado com um remédio chamado Ritalin que, segundo alguns médicos, pode levar à dependência de drogas na idade adulta
O primeiro show que Kurt viu foi de Sammy Hagar, em Seattle, 1983
Skid Row foi um dos nomes de bandas pré-Nirvana. Não há relação com o grupo de Sebastian Bach
Depois do álbum "In Utero", Kurt pretendia "reformular o Nirvana" - ou seja, mandar embora Krist Novoselic e Dave Grohl. Porém, Dave afirmou logo depois da morte de Kurt que duas músicas compostas somente por ele entrariam num futuro disco que o Nirvana não gravou e em 1998 admitiu numa coletiva que o Nirvana estava se separando pouco antes da morte de Kurt
Courtney Love e Kurt usavam o nome Bill Bailey para se registrar em hotéis. William (Bill) Bailey é o nome verdadeiro de axl rose, do guns n' roses. Kurt também já usou Simon Ritchie, verdadeiro nome de Sid Vicious, vocalista do Sex Pistols, morto por overdose de heroína
As redes Wal-Mart e Kmart rejeitaram o álbum In Utero por considerarem a faixa "Rape me" (estupre-me) e a arte do disco agressivas demais. Para solucionar o impasse, a capa foi mudada e o nome da canção "disfarçado" como "Waif me"
Jack Endino, que hoje produz os brasileiros do Titãs, foi o primeiro produtor a trabalhar com o Nirvana
No filme "Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado", tem uma parte em que dá para ouvir do rádio tocando "Where Did You Sleep Last Night"
No filme "Hackers" tem uma cena em que aparece um pôster do Nirvana no quarto das personagens principais
Um dia Krist estava muito bêbado e chega em casa. Quando pôs a chave na porta ele afirma que a casa "ligou" e ele saiu digirindo a casa pelo quarteirão. Depois pegou a contramão e saiu xingando todo mundo
Na virada do ano de 92/93 Kurt e Courtney estavam numa grande festa. River Phoenix estava louco para conhecer Kurt, mas ele (Kurt) queria transar. Então, entrou num quartinho e botou um aviso na porta: "Não quero saber de astros de Hollywood aqui, estamos trepando. Não atrapalhe. Kurt Cobain"
Logo que o Nirvana e Courtney chegaram ao Brasil, Kurt estava dando uma entrevista, quando de repente foi interrompido bruscamente por Courtney. Ele gritou : "Cala a boca Yoko". Chegando no hotel, ela ficou puta com ele, discutiram e ela atirou as roupas dele pela janela. Depois Kurt foi buscar as roupas no jardim do hotel
Quando Kurt tinha uns 17 anos, começou a andar com um traficante que o fornecia um remédio calmante (do tipo Valium). Então Kurt pegava toda hora porque dizia se sentir mais tranquilo. Um certo dia o traficante foi embora parando de fornecer o calmante, aí Kurt teve problemas de diarréia por uma semana.
Na época em que Kurt saia de casa, ele às vezes voltava lá para comer, etc. Sua mãe estava grávida e preocupada no que Kurt havia se tornado. Um dia, quando ele apareceu em casa, Wendy estava chorando e ele perguntou o que tinha acontecido. Então ela respondeu : "Eu realmente fodi minha primeira criança, então o que estou fazendo tendo mais uma?". Ele pôs seus braços em volta dela e disse pra ela não se preocupar com ele, que ele estava indo bem e ficaria ok.
Ainda nesse tempo em que Kurt morava ora com os amigos ora sozinho, um dia ele ligou pra casa chorando com uma voz fraca dizendo para sua mãe: "Mãe...eu perdi minha mão. Eu a queimei e simplesmente a perdi", ele falava em lágrimas. Ele estava fritando batatas quando se queimou com óleo quente. "Era horrível, tinha queimado meio claro - era a coisa mais nojenta que já vi e eu tinha que enfaixar 2 vezes por dia pra ele", disse Wendy
Na turnê que a banda fez na Europa em Agosto de 1991, Courtney estava também no festival, com o Hole. Um dia Kurt, muito fora de si, saiu com 2 meninas inglesas, podre de chapado. Courtney gritou : "Espero que você se foda". Depois Kim Gordon (baixista do Sonic Youth) achou um bilhete de Courtney, e segundo o pessoal que andava com a banda, Courtney não parava de falar em Kurt
Quando Kurt era pequeno escreveu na parade do seu quarto : "Odeio mamãe, odeio papai, Papai odeia mamãe, Mamãe odeia papai. Isso simplesmente faz você ficar triste." Um pouco acima, ele desenhou caricaturas de Wendy e de Don e escreveu "Dad Sucks", "Mom Sucks". Abaixo, ele desenhou um cérebro com um ponto de interrogação, questionando isso. Também fez logos do Led Zeppelin e Iron Maiden
Em outubro de 91, num certo show, uma mulher da produção ou que estava com a banda chegou e disse para eles : "Parabéns, o disco de vocês já é platina!" e Krist respondeu "Oh yeah... legal". Segundo Krist e Dave era até que legal receberem a notícia de que Nevermind era platina, mas eles não estavam se importando nada com isso
Num certo dia de 1993, Kurt chamou um traficante para lhe vender heroína em sua casa. Courtney viu e pegou uma faca ameaçando o traficante dizendo : "Saia daqui, ou eu te mato!". Kurt ficou tão puto, que depois que o cara foi embora deu um tapa em Courtney que respondeu atirando nele suco de laranja.
A mãe de Kurt e Dave só se encontraram pela primeira vez no Saturday Night Live de 92
Numa entrevista com Michael Stipe e Courtney, ela disse que em 1991, depois que o Nirvana começou a fazer muito sucesso, Kurt passou por uma estranha fase, comprando até lentes de contato para não ser reconhecido.
Perto do fim da vida de Kurt, ele e Krist tiveram uma briga (física), porque Kurt queria comprar hamburguer mas ao invés disso preferiu heroína
Kurt escreveu uma carta para Tobi Vail (ex-namorada) que nunca mandou. Ele dizia: "Cada música neste álbum (Nevermind) não é sobre você, exceto por 'Lounge Act' que eu não toco, apenas quando minha esposa está longe." Aneurysm também possui referências à Tobi
Kurt e Tracy (outra ex-namorada) estavam em Seattle, voltando pra Olympia de carro. Era 1988 e o single de Love Buzz tinha acabado de ser lançado. Só havia uma rádio que tinha o single pra tocar, e essa rádio ficava em Seattle. Quando eles estavam perto de chegar em Olympia (mas ainda em Seattle), Kurt fez Tracy parar o carro e ligou para a rádio pedindo pra eles tocarem 'Love Buzz'. Porém a rádio só tocaria 30 minutos depois do pedido. Então eles ficaram parados dentro do carro esperando eles tocarem a música. Kurt disse : "Nossa! Eu queria ter uma banda pra tocar nos lugares e tal, mas nunca imaginei que eu tocaria na rádio. Foi uma sensação muito foda! Muito legal mesmo!"
Depois de tocar alguns shows na Inglaterra, a banda chega na Holanda. Quando estão já marcados para ficarem hospedados num determinado hotel, Krist insulta um dos donos e a banda é despejada do hotel, tendo que procurar outro
No caminho para um show na Suíça em 29/11/89, Kurt tem seu passaporte, sapatos e carteira roubados. Ele teve que ir até a embaixada americana para conseguir um passaporte novo
No começo, "School" não era uma música que a banda levava a sério. Era uma ironia à cena de Seattle que Kurt tinha escrito. Uma espécie de "crítica" à panelinha formada por eles mesmos. Porém a música foi crescendo e se tornou uma das mais tocadas pela banda, mesmo tendo somente 15 palavras na letra toda
Um detetive (Tom Grant) anda falando que Kurt não se suicidou e sim foi assassinado, pois antes de morrer ele havia tomado três doses de heroína. Isso é o necessário para que Kurt Cobain não consiga nem levantar o revólver e muito menos puxar o gatilho.
Continua...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário