quinta-feira, 16 de junho de 2011

Curiosidades: Nirvana - Parte 2



SOBRE OS ÁLBUNS

BLEACH - 1989
Primeiro disco da banda. A produção se encarregou de tornar o seu som original mais aceitável e comercial. O nome do guitarrista e vocalista da banda constava no encarte como Kurdt Cobain. O outro guitarrista citado no encarte era Jason Everman que não tocou no disco e teve seu nome citado por ter financiado a gravação que custou cerca de 600 dólares.

· As primeiras 1000 cópias do disco lançado pela Tupelo foram prensadas em vinil branco, as 2000 seguintes traziam um poster como brinde. O poster dava mais destaque a Jason Everman que os outros membros da banda. Todas as prensagens depois deste foram em um variado vinil colorido. Algumas prensagens foram em vinil branco marmore de uma das fabricas que a Sub Pop estava devendo.

· O disco saiu como CD em abril de 1992, pela Geffen
· Todas as canções foram escritas por Kurt Cobain, exceto "Love Buzz", um clássico do Shocking Blue composto por Robby Van Leeuwen.
· Chad Channing toca bateria em todas as faixas, exceto onde indicado
· Gravado em Seattle na Reciprocal Recording por Jack Endino pela quantia de $606.17 entre 24-29 de Dezembro, 1988.
· Foto da capa por Tracy Marander. Fotos do encarte por Charles Peterson. Design de Lisa Orth. Execução por Jane Higgins.

Nevermind [1991]

Primeiro disco do Nirvana a atingir o grande público, Nevermind teve um resultado muito maior do que o esperado. Do dia para a noite pulou para o topo das paradas, sem divulgação em rádios ou MTV. Smells Like Teen Spirit rapidamente se tornou candidato a maior hit do rock na década. Nevermind mudou os rumos da música pop, sendo quase uma reedição do movimento do-it-yourself ocorrido na década de 70.

· Primeiro disco do Nirvana a atingir o grande público. Nevermind pulou para o topo das paradas, do dia para a noite, sem divulgação em rádio ou na MTV. Chegou a vender 35 mil cópias por dia e ultrapassou os sucesso na época - Use Your Ilusion(Guns n' Roses)

· O disco foi lançado exatamente no dia 24 de fevereiro de 1991
· Esse disco mudou os rumos da música pop, sendo quase uma reedição de movimentos como do-it-yoursel(faça-o você mesmo) na década de 70
· "Territorial Pissings" começa com um trecho de "Get Together", de Chet Powers, clássico do Yougbloods
· A foto da capa é de Kirk Weddle, enquanto a direção de arte e o projeto gráfico foram responsabilidades de Robert Fisher. As fotos do encarte são de Michael Levine. A foto do macaco é de Kurt Cobain.
· "Endless, Nameless" é uma faixa não listada que aparece dez minutos depois do fim de "Something in the Way". Essa faixa foi acidentalmente omitida das prensagens iniciais e de todas as seguintes prensagens estrangeiras.
Todas as músicas escritas por Kurt Cobain e Nirvana.
Kirk Canning toca violoncelo em "Something in the Way".
Produzido e executado por Butch Vig e Nirvana. Mixado por Andy Wallace. Gravado de Maio a Junho de 1991, no Sound City Studios em Van Nuys, California.
Incesticide [1992]

Em meio às imensas turnês e devido à falta de tempo para compor e gravar material inédito a gravadora lançou em 1992 Incesticide, uma coletânea de gravações raras, lados B, demos, faixas lançadas em coletâneas ou gravadas para especiais de rádio e tv.

Esse disco é uma compilação de faixas não aproveitadas anteriormente
Uma edição alemã promocional desse CD trazia três Cards da banda
Lançado em 15 de Dezembro de 1992.
Um rótulo na embalagem dizia "Raros B-Sides, BBC Sessions, Gravações Demo Originais, Outtakes, Material Nunca Antes Lançado."
"Turnaround" escrita por Mark Mothersbaugh e Gerald V. Casale, e originalmente tocada por Devo.
"Molly's Lips" e "Son of a Gun" escritas por Eugene Kelly e Frances McKee, e originalmente tocada pelos Vaselines.
"Aneurysm" e "(New Wave) Polly" escritas por Kurt Cobain, Chris Novoselic e Dave Grohl.
"Mexican Seafood" e "Hairspray Queen" escritas por Kurt Cobain.
Dan Peters toca bateria em "Sliver".
Chad Channing toca bateria em "Dive", "Stain", "Beeswax", "Mexican Seafood", "Hairspray Queen", "Aero Zeppelin" e "Big Long Now".
Dale Crover toca bateria em "Downer".
Dave Grohl toca bateria em "Been a Son", "Turnaround", "Molly's Lips", "Son of a Gun", "(New Wave) Polly" e "Aneurysm".
"Turnaround", "Molly's Lips" e "Son of a Gun" gravadas em UK pela BBC Radio 1 John Peel Sessions. Produzidas por Dale Griffin. Executadas por M. Engles e F. Kay.
"Been a Son", "(New Wave) Polly" e "Aneurysm" gravadas em UK pela BBC Radio 1 Mark Goodier Sessions. Produzidas por Miti Adhikari. Executadas por John Taylor.
Todas as outras músicas escritas por Kurt Cobain e Chris Novoselic.
Direção de arte por Robert Fisher, pintura da capa por Kurt Cobain, fotografia ao vivo por Charles Peterson.
As fotos do encarte de Incesticide são (da esquerda para a direita): Kurt, Krist, Dave, Dale Crover, Chad Channing e Dan Peters. .


In Utero [1993]

Em 1993 é lançado In Utero. A banda parecia estar numa encruzilhada. Era praticamente impossível repetir o sucesso de Nevermind, os fãs antigos abominavam a banda que havia se "vendido" para a mídia enquanto os fãs novos exigiam mais hits de sucesso. Foi o disco de menor vendas do Nirvana.

Por conta do sucesso de Nevermind, In Utero foi o disco que menos vendeu de todos os gravados pela banda.
Lançado em 14 de setembro de 1993 na Inglaterra e na Australia. Lançado em 21 de setembro de 1993 nos Estados Unidos.
"Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip" aparece como uma faixa dizendo 'Devalued American Dollar Purchase Incentive Track(Faixa de incentivo à compra de dólar americano desvalorizado).
Dave Grohl toca bateria em todas as faixas
Todas as músicas escritas por Kurt Cobain, exceto por "Scentless Apprentice" escrita por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl.
Gravado por Steve Albini em Março de 1993 no Pachyderm Studios em Minneapolis, Minnesota. Tecnico: Bob Weston. Segunda gravação com Scott Litt: Adam Kasper.
"In Utero", ao contrário do que muitos pensam, não é uma palavra em Inglês e sim latim, e nada significa para os americanos, o certo em inglês seria "In the womb".


Unplugged In New York [1994]

Um programa acústico gravado para a MTV americana foi o último projeto de Kurt Cobain. Neste show o Nirvana experimentou uma sonoridade completamente diferente do estilo que haviam seguido até então e parecia ser um dos rumos a ser seguidos dalí para a frente, tudo parecia um espécie de ensaio para o suícido de Kurt. Com o suicídio de Kurt Cobain foi lançado o disco contendo as gravações do programa. O sucesso foi imediato.

· Lançado em 31 de Outubro, 1994.

· "Jesus Doesn't Want Me For A Sunbeam" escrita por Eugene Kelly e Frances McKee, e originalmente tocada pelos Vaselines.
· "The Man Who Sold The World" originalmente escrita e tocada por David Bowie.
· "Plateau", "Oh Me" e "Lake Of Fire" escritas por Curt Kirkwood e originalmente tocada pelos Meat Puppets que se juntaram para tocar essas três músicas.
· "Where Did You Sleep Last Night" escrita por Huddie Ledbetter e originalmente tocada por Leadbelly.
· Todas as outras músicas escritas por Kurt Cobain.
· Krist Novoselic toca baixo, acordeom em "Jesus Doesn't Want Me For A Sunbeam", e violão em "Plateau", "Oh Me" e "Lake Of Fire".
· Dave Grohl toca bateria, canta e também toca baixo em "Jesus Doesn't Want Me For A Sunbeam".
· Pat Smear toca violão em todas as faixas.
· Lori Goldston toca violoncelo em "Jesus Doesn't Want Me For A Sunbeam", "The Man Who Sold The World", "Dumb", "Polly", "On A Plain", "Something In The Way", "All Apologies" e "Where Did You Sleep Last Night".
· Curt Kirkwood toca violão em "Plateau", "Oh Me" e "Lake Of Fire".
· Chris Kirkwood toca violão e faz backing vocals em "Plateau" e "Oh Me", e toca baixo em "Lake Of Fire".
· Gravado para o "Unplugged"da MTV nos Sony Studios, em Nova York em 18 de Novembro, 1993. Produzido por Nirvana e Scott Litt. Mixado em Louie's Clubhouse.
Direção de arte e design por Robert Fisher. Fotografia por Jennifer Youngblood-Grohl e Frank Micelotta.


FROM THE MUDDY BANKS OF THE WISHKAH (1996)

From the Muddy Banks of the Wishkah é um álbum póstumo da banda Nirvana com gravações ao vivo feitas ao longo de sua carreira. Contém 16 faixas, lançado a 7 de outubro de 1996. O conteúdo são faixas ao vivo gravadas de 1989 a 1994. Krist Novoselic foi responsável por buscar os arquivos em busca de faixas ao vivo. Ele, juntamente com o baterista Dave Grohl fizeram as escolhas finais. O Wishkah é um rio que corta Aberdeen, Washington. A ponte que Kurt menciona em Something In The Way corta o rio Whiskah.

Com o fim do Nirvana ainda faltava um álbum com o que melhor a banda sabia fazer: se apresentar ao vivo! E assim foi feito, depois de muitos pedidos dos fãs e da mídia Dave e Krist editaram esse álbum com gravações ao vivo retiradas de apresentações diversas de 1989 a 1994.

· O enorme título significa 'Das barrentas margens do Wishkah'. Wishkah é o nome de um rio existente em Aberdeen, cidade onde cresceram Krist e Kurt;

· Entre 1994 e 1995 Krist e Dave se juntaram para procurar registros ao vivo da banda nunca antes divulgados para a edição do Muddy Banks, em 1995 com o decolo do Foo Fighters, Dave abandonou o projeto e Krist terminou a produção sozinho, o título do álbum é de autoria dele;

· Courtney Love particularmente odeia esse álbum;

· O encarte traz fotos de Chad Channing, um antigo baterista da banda e de Pat Smear, guitarrista contratado pelo Nirvana que acompanhou-os em turnês em 1993 e 1994;

· Numa foto do encarte há uma palavra escrita no tênis de Kurt. Parece que é "Fuhgawz", mas alguns dizem que é Fugazi, uma banda punk hard-core. De acordo com um artigo do Nirvana ela foi descrita em duas diferentes maneiras, mas foi constatado que Kurt o colocou em seus tênis para fazer graça da soletragem que o vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, que escreveu o nome da banda Fugazi durante uma seção de foto. O certo seria Feederz;

· A primeira faixa, "Intro", não é nada mais que o nome já diz, uma introdução, são 52 segundos com gritos alucinados de Kurt;

· Todas as músicas foram escritas por Kurt Cobain, exceto "Smells Like Teen Spirit", "Scentless Apprentice" e "Aneurysm", escritas por Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic;

· Segunda guitarra em "Sliver", "Scentless Apprentice", "Heart-Shaped Box" e "Milk It" e backing vocals em "Sliver" e "Heart-Shaped Box": Pat Smear;

· Bateria em "Polly" e "Breed": Chad Channing;

· "School", "Been a Son", "Lithium" e "Blew" gravados em 25 de novembro de 1991 por VPRO-TV em Amsterdan, Holanda;

· "Drain You", "Aneurysm" e "Smells Like Teen Spirit" gravados em 28 de dezembro de 1991 por Westwood One em Del Mar Fairgrounds, CA;

· "Sliver" gravado em 10 de novembro de 1993 por Craig Overbay em Springfield, MA;

· "Spank Thru" gravado em 19 de novembro de 1991 por Stereoral em Roma;

· "Scentless Apprentice" gravado em 13 de dezembro de 1993 para "MTV Live and Loud" por Scott Litt em Seattle, WA;

· "Heart-Shaped Box" gravado em 30 de dezembro de 1993 por Craig Overbay em Los Angeles, CA;

· "Milk It" gravado em 5 de janeiro de 1994 por Craig Overbay em Londres, Inglaterra;

"Negative Creep" gravado em 31 de outubro de 1991 por Andy Wallace em Seattle, WA;

· "Polly" e "Breed" gravados em 5 de dezembro de 1989 por Craig Montgomery em Londres, Inglaterra;

· "tourette's" gravado em 30 de agosto de 1992 por Fujisankei Communications International Inc. no Reading Festival, na Inglaterra.

Continua...








Nenhum comentário:

Postar um comentário